HISTÓRIA REGIONAL

COLUNISTA - JOSÉ CLÁUDIO HENRIQUES


QUERIAM MATAR SILVA JARDIM
A 23/04/1889 o jovem advogado fluminense, Antônio da Silva Jardim, era o maior agitador republicano daquela época. Viajava para as principais cidades do Brasil, propagando o regime republicano contra a monarquia de Pedro II. Para os gastos de hospedagem aqui em São João del Rei alguns republicanos são joanense contribuíram com o montante de 184 mil reis, entre eles Sebastião Sete, Carlos Isakson, Manoel Anselmo, Modestino Rabelo de Vasconcelos, Antônio Francisco Rocha, Dr. João Domingos Leite de Castro, esses dois últimos diretores da Ferrovia Oeste de Minas, Dr. Júlio César Queiroz Guimarães (marido de Sinhá Pequena, filha de Custódio Almeida Magalhães).
Segundo Altivo Sete, filho de Sebastião Sete, copiando o historiador Oiliam José do Instituto Histórico de Minas Gerais, a cidade merecedora de receber o nome do alferes Tiradentes era São João del Rei e não São José del Rei, mesmo porque, a nova república deveria desprestigiar Dom João V, usurpador do nosso ouro e da nossa indústria, e que a ele dedicou-se o nome da nossa cidade.
O fato é que Silva Jardim hospedou-se no Hotel Colonial, ainda existente nos dias de hoje, e um grupo de revoltosos encabeçado pelo italiano Montelli, queriam arrombar a porta do hotel à machado. De madrugada, protegido pela polícia e correligionários, Silva Jardim conseguiu chegar à estação de trem e embarcar. Na confusão até mesmo tiros de revolver foi disparado a ponto de furar uma ponteira metálica em forma de maçã, que ornava a sacada do hotel. Essa ponteira pode ser vista ainda no dias de hoje no Museu Tomé Portes existente na Casa de Bárbara.
Em decorrência do apoio ao republicano Silva Jardim, Sebastião Sete, nome do calçadão no centro de São João, perdeu seu emprego de professor de Inglês e francês em outubro de 1889 e a 15/11/1889 aconteceu a proclamação da república.

Sebastião Sete decepcionado com a política local voltou para o seu local de nascimento, fazenda Gandarela, comarca de Caeté (MG) onde faleceu em 11/01/1921.

VOLTAR AO INICIO