Caros amigos
Estamos na Quaresma e sei bem o que os festejos da Semana Santa representam para todos vocês. Que tudo saia na perfeição.
Bom Jardim de Minas-Minas Gerais
O Município de Bom Jardim de Minas localiza-se na região Sul de Minas Gerais a 350 kms de Belo Horizonte.
Com uma área de 452 Km2, está a situado a 1145 m de altitude. A vegetação primitiva, a floresta tropical, foi em grande parte, substituída por pastagens. O clima é tropical de altitude.
De acordo com o censo de 1996, o município de Bom Jardim de Minas contava com 6.722 habitantes, 30% dos quais residindo na zona rural
A história do município começa com a construção, pelo Capitão António Pereira Lacerda, de uma capela em homenagem ao Bom Jesus, que recebeu provisão eclesiástica em 1 de Maio de 1755 . A exemplo do que normalmente ocorria no período colonial, o núcleo habitacional do povoado desenvolveu-se ao seu redor.
No ano de 1770, o Sr. Manuel Arriaga d'Oliveira, sua mulher D. Maria Alcântara Oliveira e 6 filhos, fundaram a colónia do Campo Vermelho, próximo a essa cidade. Sofreram diversos ataques dos índios e, no último, foi massacrado seu filho Manuel pelo que mudaram para as margens do córrego do Milho Branco, nome originado da cor do milho colhido nas suas margens, diferente das restantes espécies. Em 1790, o português Manuel Arriaga, juntamente com outros elementos separados, como ele, dos restantes mineradores portugueses que exploravam as margens do Rio Grande, receberam no seu arraial António Correa de Lacerda, com sua mulher D. Ana de Souza Guarda, de origem espanhola e diversos filhos, nascidos no Brasil, que aí se instalaram e organizaram uma fazenda, onde começaram a cultivar melhor a terra e incentivar a indústria pastoril. Poucos anos depois a localidade tomava o nome de Fazenda Bom Jardim, originado pelo bem organizado jardim da fazenda.
Em 1856, foram criados a paróquia e o distrito de Bom Jesus do Bom Jardim. O nome foi simplificado, em 1923, para Bom Jardim. O município foi criado em 1938 e teve seu nome novamente mudado para Bom Jardim de Minas, em 1943.
Matriz do Bom Jesus de Matozinhos ou do Senhor dos Passos
( finais de XVIII (?) – 2ª metade de XIX )
Como referi em nota anterior, foi impossível obter a correcta datação deste templo. Pelo que pude compreender, após a primeira capela terá sido levantada uma outra, em 1857. O texto que se segue, transcrito tal como me foi enviado, explica a sua evolução:
Em 1856, da Fazenda Bom Jardim surgiu um grande arraial que foi denominado “Arraial do Senhor Bom Jesus do Bom Jardim”. Esta freguesia, com uma pequena capela filiada à paróquia de Turvo, ficou independente desta, em 2 de Maio de 1857.
O patrimônio da Matriz foi doado por Antônio Corrêa de Lacerda e sua esposa, em 12 de Fevereiro de 1892. Veio a falecer em 1903, depois de 11 anos de doação. Esta capela do Senhor Bom Jesus, hoje Senhor Bom Jesus do Matozinhos, foi construída no terreiro da Fazenda do Bom Jardim pelo mesmo doador
O cemitério do arraial que era construído na parte baixa do arraial (Rua de São Vicente) foi transferido (para) junto da capela, solenemente benta em 22 de setembro de 1908. Já existia o adro protegendo a capela conforme documento original da construção pelos escravos .
É até hoje o mesmo. Sofreu reformas, aumentos conforme as necessidades. As pedras que cercam o mesmo foram de uma fazenda de um lugar chamado São Lourenço perto de Santa Rita de Jacutinga, transportadas por carros de bois.
A construção desta capela teve três fases: por ocasião da fundação da Fazenda Bom Jardim, em 1857; em 1900, um novo aumento; em dezembro de 1915 terminou a torre que na época era um serviço arrojado. Dez anos depois nova reforma trazendo conforto à comunidade católica
Atualmente temos uma paróquia organizada. À frente da mesma um pároco simples mas de grande cultura
Se bem que o texto nos fale sempre desta Matriz existe uma outra muito mais moderna, que veio substituir a antiga por necessidade de mais espaço para a prática litúrgica. Felizmente, e ao contrário do que sucedeu em outras cidades de Minas Gerais, a sua construção não implicou a demolição da anterior. Trata-se de um templo cuja primeira pedra foi lançada em 7 de Julho de 1969, tendo as obras de construção começada duas semanas mais tarde, em 23 de Julho.
Foi sagrada e aberta ao público no dia 15 de Agosto de 1971
Infelizmente não consegui obter fotografias da nova igreja depois de concluída. A imagem mais aproximada que obtive encontra-se estampada num lenço votivo:
No que diz respeito à imagem do Bom Jesus consegui, pela mesma fonte, uma fotografia acompanhada por uma curiosa descrição. Assim Segundo José Marinho de Araújo
O nosso padroeiro Senhor Bom Jesus de Matozinhos foi esculpido em 1781, segundo um historiador e restaurador oficial de São João . Ele foi feito em cedro vermelho, coberto de pele de carneiro e emassado com massa de primeira qualidade.
O artista que o esculpiu teve um erro ao fazê-lo: o fez com quatro cravos. O correto em todas as Imagens do Cristo crucificado são três cravos: um na mão direita, outro na esquerda e um nos pés, sobreposto ao outro . Seus olhos são feitos de marcassita, um olhando para a terra e outro para o céu.
A festa anual que o meu informador garante ser muito concorrida, celebrou-se durante muitos anos entre 13 e 15 de Agosto. Actualmente por determinação do Conselho Paroquial passou para o 2ª domingo de Agosto (dia do Pai no Brasil).
Na altura da festa a cidade é muito visitada e ali afluem muitas caravanas religiosas de vários estados
Que tudo corra bem e que tenham uma Páscoa Santa e Feliz
Isabel Lago