NOTÍCIA

Buscador gratuito de bibliografia científica alcança 20 países

A princípio, com o intuito de facilitar as buscas por artigos científicos dentro de sala, o professor do Departamento de Filosofia e Métodos da UFSJ (Dfime), Flávio Leal, criou o BuscadorCoruja.com, portal de acesso gratuito à bibliografia científica. Em seguida, resolveu ir além dos limites geográficos e expandiu o buscador aos demais países lusófonos e do Mercosul. Hoje, a ferramenta é utilizada em 20 países, por 792 instituições de Ensino Superior.

O projeto foi lançado em 2015, sendo desenvolvido no Núcleo de Comunicação Científica Eletrônica/CNPq (NCCE). Flávio ressalta que, segundo o Inep, o Brasil tem hoje cerca de 7 milhões de universitários. “É de extrema importância que tenham acesso ao conteúdo de pesquisas, para auxílio em sua formação”, avalia.

O professor destaca, surpreso, que a ferramenta de busca contabiliza, neste pouco mais de um ano de funcionamento, cerca de 94 mil acessos. O uso majoritário vem dos países de Língua Portuguesa localizados no continente africano, como Moçambique e Guiné-Bissau. Um dos ingredientes deste sucesso pode vir do fato de o público não se restringir às comunidades acadêmicas, alcançando também comunidades locais.

O aplicativo do BuscadorCoruja.com está disponível para download no Google Play [https://buscadorcoruja.com/index]. E uma novidade que o site proporciona: a possibilidade de o usuário se cadastrar e salvar as pesquisas que mais lhe interessem, num universo de mais de 3,6 milhões de teses e dissertações, 351 bibliotecas digitais, 4,5 mil revistas digitais e quase um milhão de artigos científicos.


 

 

VOLTAR AO INICIO