HISTÓRIA REGIONAL
COLUNISTA - JOSÉ CLÁUDIO HENRIQUES
UMA VIAGEM PARA EUROPA E A PERDA DO PASSAPORTE
No da 04/05/2023, tive o prazer de ir pela 3ª vez ao Continente Europeu, já que tinha ido em 1990 e 1995, para dar um curso em Lisboa intitulado: “Organização e Métodos para Analistas de Sistemas”. É que na década de 1980 estava entrando em operação, no Brasil, com mais ênfase, os Computadores Eletrônicos, mais propriamente os da americana IBM.
Os processos anteriormente manuais eram extremamente burocráticos, demandavam várias vias de formulários e, consequentemente, mais serviços. Na TELEMIG (Telecomunicações de Minas Gerais), empresa na qual tive a oportunidade de ser seu Assessor de Organização e Métodos, de 1978 a 1982, para pagar o salário de um empregado, necessitava de 13 formulários, cada um com várias vias. Num trabalho que na época foi tido como excepcional, hoje é considerado da Idade da Pedra. É que criamos um Cartão de Ponto de presença codificado, em que substituía os 13 formulários. Antes, tinha um formulário para Horas Extras, outro para Licença Maternidade, outro para Férias, outro para Descanso Remunerado, outro para Licença Médica, e assim por diante.
Nas viagens de 1990 e 1995 fiz o giro pela Europa de trem. É que comprei no Brasil o “Europas” (bilhete que dá acesso a todos os tipos de transportes entre países da Europa), para 21 dias, e, nesses dias fui rodando de trem, entre as mesmas capitais do ano de 2023, porém, parando em outras cidades como Nice e Cannes na França, Pizza, Florença e Veneza na Itália, Berna na Suíça e Principado de Mônaco.
Na viagem de 2023 fui para Lisboa, Porto, Braga, Barcelona, Roma, Paris e Madrid. Nesta época, em média, 01 Euro equivalia mais ou menos R$5,50 (cinco reais e cinquenta centavos). Comparando preços entre o Brasil e Europa tudo era em média quatro ou cinco vezes mais caro, em locais turísticos. Em locais fora da área turística, alimentava-se por três vezes o preço do Brasil. As cidades de Roma e Paris foram as mais caras. Hotéis três estrelas, tipo IBIS, a diária era em média $100,00 (cem euros).
Impressionante foi ver o fluxo de turistas que aportavam em Portugal, depois que este país entrou para a zona do Euro. Mais que dobrou.
O povo europeu continua impaciente e as vezes até mal-educados para com os turistas.
As estradas são muito boas, os aeroportos enormes, dado ao grande número de turistas, já que as passagens aéreas locais são muito baratas, comparando com as de trens, que são mais caras. Viajar de trem tem a vantagem de passageiros descerem praticamente no centro das cidades, e são trens que fazem em média 300 km por hora. Recomendo comprar passagens aéreas do Brasil para Europa, com no mínimo seis meses de antecedência. Porém, viajar entre países europeus, recomendo usar os trens, já que os aeroportos são bem distantes. Hospedagem pode-se comprar com três meses de antecedência. Visitas em museus e outros atrativos com uma semana de antecedência, para evitar longas filas.
É impossível viajar para Europa sem o Cartão de Crédito Internacional. Empresas aéreas e ferroviárias, principalmente, só aceitam Cartão de Crédito ou Débito por questão de segurança.
PERDA DO PASSAPORTE
Paris possui dois aeroportos principais, o Charles de Gaulle bem ao norte do Rio Senna, e Orly, bem ao sul. Estes Aeroportos ficam a cerca de 25km de distância do centro de Paris. Caso seu hotel fique no centro recomendo pegar um taxi, mesmo que seja mais caro, porque tem que fazer baldeação de metrô ou de trem o que não é muito fácil. Foi nessas baldeações que no corre-corre, cheguei atrasado no aeroporto, perdi meu voo para Madrid, de onde partiríamos para o Brasil, perdendo minha mochila com meu passaporte, roupas, material de higiene, máquina fotográfica e alguns documentos. Tive que procurar a polícia para justificar a perda do passaporte e ir ao consulado do Brasil, para tirar outro passaporte ao preço de $135 (cento e trinta e cinco euros), além de ter que comprar outra passagem aérea. Consegui, no consulado brasileiro tirar um novo passaporte para viajar para Madrid, já no dia seguinte, de Madrid voltar para o Brasil. Além do custo do novo passaporte, tive que comprar duas passagens para o mesmo percurso, ao caríssimo preço de $500,00 (quinhentos euros) cada uma, muito caro em se tratando de voos locais. O pior é que para conseguir um voo no dia seguinte, voltamos para o aeroporto de Orly, perdemos o hotel já pago em Madrid e tivemos que dormir no chão do aeroporto a uma temperatura de 4 (quatro) graus positivos. Finalmente, embarcamos para Madrid e viajamos de volta para o nosso Brasil.
LISBOA
Referindo-se a nossa viagem de 2023, eu e Soraia pegamos o avião à tarde, no Galeão (RJ), e chegamos em Lisboa as seis horas da manhã (são quatro horas de fuso horário e cinco no horário de verão, e, em média 10 horas de voo). Lá, tomamos um carro UBER, apesar do motorista nos avisar que só transportava pessoas cadastradas. Com muita insistência, o motorista da Ilha da Madeira nos deixou no Hotel IBIS da Avenida José Malhoa e posteriormente na Praça Luís de Camões, ponto de encontro para um tour, de onde pegamos um bonde (Elétrico) para descer perto da Praça do Comércio, de 1498, local que já foi “Passo dos Reis de Portugal”. Em frente da praça ficam os “Cais das Duas Colunas”, onde eram recebidas as autoridades, quando chegavam de embarcações no Rio Tejo. Prosseguindo, avistamos, exposto, o primeiro hidroavião, que atravessou o Oceano Atlântico, em direção ao Rio de Janeiro em 1922, pelos portugueses, Almirante Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Este passeio terminou nos “Cais do Sodré”, local onde se inicia a Rua Cor de Rosa, de muitos bares e diversões. Posteriormente, passamos pela Torre de Belém de 1555 e depois pelo Mosteiro de Belém, onde se encontram os corpos de Vasco da Gama e Luís de Camões. Voltamos de Eletrobus para o centrinho de Lisboa e depois pegamos o Metrô para o Hotel. A forma mais barata de conhecer Lisboa é de Metrô, saindo das estações e caminhando a pé, mas existem vários meios de fazer o Tour Turístico, como por exemplo os Tuk tuks, que são carrinhos puxados a Motocicleta. Em toda Europa existem centena de museus, monumentos e Pontos Turísticos, que na maioria são pagos. Aconselhamos pesquisar preços, pois são várias categorias de visitas com preços diferenciados. No dia seguinte passeamos pelo centro de Lisboa e a tarde pegamos o ônibus para a cidade do Porto.
Mosteiro dos Gerônimo, onde estão os corpos de Vasco da Gama e Camões
Padrão dos Descobrimentos, de onde saíram a maioria das Naus, rumo aos descobrimentos.
CIDADE DO PORTO & VILA NOVA DE GAIA
Próximo à cidade do Porto ficamos na casa dos primos da Soraia, Michele e Vinicius, do dia 06 a 08 de maio do ano de 2023, cidade de Vila Nova de Gaia. Gaia cujo nome é mais popular, possui cerca de 300 mil habitantes, é a terceira maior de Portugal, menor apenas que Lisboa (548 mil habitantes) e Sintra (388mil habitantes), senso de 2022. Fica separada da cidade do Porto pelo Rio Douro ligada pela ponte Dom Luís I, por onde também trafega o Metrô. Muito prestativo o casal nos esperou na Estação Rodoviária, já que partimos de ônibus de Lisboa.
Nas tardes ensolaradas da cidade de Gaia, o pessoal sobe para o alto do morro, onde se encontra o Mosteiro do Pilar, para ver o belíssimo pôr do sol, e de onde se tem uma bela vista de toda cidade do Porto, e de onde parte o Teleférico para os cais da cidade do Porto.
Tanto na cidade do Porto como em Gaia estão estocados para exportação o famoso e licoroso Vinho do Porto, com cerca de 20 graus de graduação alcóolica, elaborado em parte da região do Rio Douro.
Na igreja da Lapa, no Porto, encontra-se o coração de Dom Pedro I, cujo líquido conservador é trocado uma vez por ano. Foi no Porto que eclodiu a revolta, em 1820, exigindo o retorno da família Real do Brasil para Portugal. Lá se encontra também a estátua equestre de Dom Pedro I do Brasil ou IV de Portugal, na Praça da Liberdade, perto da Igreja dos Clérigos e da Livraria Lello. No Porto não se pode deixar de conhecer o Cais da Ribeira, lotado de bares e restaurantes. Fica bem ao lado da Ponte Dom Luís I. Do outro lado da ponte fica o Porto Cruz, de onde saem as exportações do vinho.
A cerca de 15 minutos de carro da cidade do Porto fica a cidade de Matosinhos, também servida por Metrô, com cerca de 180 mil habitantes. Aliás, toda região do Porto é servida por Metrô. É de lá que surgiu a fé e a adoração do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, espalhadas por todo o Brasil. Diz a lenda que uma garota muda passou a falar depois que encontrou uma imagem do Senhor na praia. Tive a oportunidade, orgulho e emoção ao assistir e comungar na tradicional igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Portugal, matriarca de todas as igrejas do Senhor de Matosinhos, no Brasil. Na parte externa da igreja encontram-se as capelas com os passinhos da caminhada de Jesus Cristo ao calvário. Aqui, em São João del Rei, tive a oportunidade de frequentar a Igreja do Bom Jesus, no bairro de Matosinhos, antes da sua total demolição, em 1970.
A cidade de Matosinhos é banhada por mar, porém, com muitas pedras mar adentro, formando arrecifes baixos, muito vento e água fria. O que mais me chamou a atenção foi um vasto cais à beira mar, facilitando a prática de esportes.
Nessas cidades de Portugal e maioria europeias, o trânsito de modo geral funciona muito bem, dado as várias opções de transporte. Para se ter uma ideia, até mesmo uma cidade do tamanho de Matosinhos, possui metrô, interligando com a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.
Na foto: Igreja do Senhor de Matosinhos em Portugal
CIDADE DE BRAGA
Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal, criada no ano de 16 AC, portanto tem mais de dois mil anos. Sua população gira em torno de 200 mil habitantes (senso 2023), e seu gentílico é bracarense.
Possui muitas praças com imponentes jardins. Seu centro histórico possui um pórtico que era a principal entrada da cidade, hoje, entrada do principal calçadão.
O Santuário do Bom Jesus dos Montes, patrimônio mundial da UNESCO, é algo sensacional. Fica a cerca de 10 km do centro. O que mais me chamou a atenção foram dezenas de estatuas em pedra-sabão, me fazendo lembrar as Estátuas de Profetas em Congonhas do Campo (MG). Parece que Congonhas copiou tudo de lá, inclusive os passinhos. Para se chegar na igreja a pé é praticamente impossível para os mais idosos, já que o acesso ao adro da igreja possui cerca de 580 degraus, ascendendo para a direita e para a esquerda. Portanto, aconselha-se subir de Funicular do século XIX, o mais antigo ainda em operação no mundo, ao preço de $1,50 (um euro e cinquenta centavos). O Funicular é operado com contrapeso de água, para equilibrar o peso. Se pra subir existem 10 pessoas e lá em cima apenas seis pessoas para descer é necessário que se coloque um tanto de água no reservatório para contrabalançar.
Em Braga se localiza a Universidade do Minho, já que a cidade é a capital da região do Minho, norte de Portugal.
Jardim de Santa Bárbara em Braga
BARCELONA
A cidade de Barcelona é a segunda mais populosa da Espanha, com 1,6 milhões de habitantes e é a capital da região da Catalunha.
A cidade é banhada pelo mar Mediterrâneo, onde se encontra grande parte da área de lazer na chamada Barceloneta. Sua maior atração turística é a Igreja da Sagrada Família, que teve o início de sua construção no ano de 1882, mas que nunca terminou, dado a sua enormidade em tudo. Tem capacidade para 9 mil pessoas e diversas torres com até 172m de altura. Atualmente estão embelezando o pontal das torres. Sua conclusão está prevista para 2026, centenário da morte do seu arquiteto-mor Antoni Gaudi, o qual possui outras belas construções na cidade.
Barcelona possui um dos melhores times de futebol do mundo, o Futebol Clube Barcelona, cujo estádio tem capacidade para até 100 mil pessoas. Ao seu redor temos diversos restaurantes, áreas de shows e propagandas pagas, o que rende muito dinheiro para o clube. Paga-se cerca de $40,00 (quarenta euros) para uma visita em todas as dependências do estádio.
Outros pontos turísticos de Barcelona que chama mais atenção é a Praça com seu Arco do Triunfo e o show das águas coloridas e musicadas no Park de montjuic, que acontece normalmente nos fins de semana. La Rampla fica na parte central de Barcelona com muitos bares, restaurantes e lojas. Nesta área os preços são bem mais caros. A exemplo de Madrid, come-se no dia a dia, as famosas Tapas (bolinhos ou pasteis com diversos tipos de recheios).
Igreja da Sagrada Família
Área Externa do Estádio do Barcelona
ROMA
É a cidade dos sonhos, dos monumentos, da história, dos conhecimentos. Historiadores defendem sua fundação no ano de 753 AC. Sua população gira em torno de 2.800.000 (dois milhões e oitocentos mil habitantes). No seu centro histórico tudo é maravilhoso. Tanto na era dos Reis de Roma, antes de Cristo (AC), ou na era dos Imperadores, depois de Cristo (DC). Eles construíam monumentos para comemorar vitórias em guerras ou túmulos para seus descansos eternos. Assim, temos diversos Arcos do Triunfo construídos há cerca de 2 mil anos, ainda intactos, e outros que sobraram apenas ruinas. A maioria destas construções ficam no chamado Fórum Romano, ao lado do Coliseu, onde na época era o centro político, jurídico, religioso e econômico.
O Coliseu, palavra que vem de “colosso”, foi inicializado pelo Imperador Vespasiano no ano de 72 DC e terminado no ano 80 DC. Na época, o Coliseu era usado para espetáculos de lutas entre homes e animais, ou castigo de escravos. Tinha capacidade para até 80 mil pessoas.
Outras construções que impressionam é o Pantheon construído pelo Rei Agripa no ano 27 AC, dedicado a várias divindades. Para lá foram transferidos vários corpos de mártires, razão de sua sustentação e permanência até nos dias de hoje. Incrível é seu teto abobadado de cerca de 43 metros de diâmetro pelo mesmo de altura, sem colunas inferiores.
O Castelo de Sant’Ângelo teve sua construção inicializada no ano 123 DC, para sepulcro do imperador Adriano e sua família, onde atualmente estão enterrados vários outros imperadores. Já foi usado durante muito tempo como prisão e atualmente serve de museu.
Outra construção maravilhosa é a Fontana de Trevi. Uma fonte construída no pontificado de Clemente XII no ano de 1762. Foi ornamentada por vários artistas da escola de Bernini. Uma delas mostra Agripa explicando a Augusto o plano para trazer água para Roma. Por isso, por toda fonte correm cachoeiras de águas formando um movimento maravilhoso e um som ensurdecedor. Toda ela construída em mármore. Lá chega-se de surpresa por uma ruela que de lá já dá para escutar o som das águas.
Arco de Constantino ao lado do Coliseu
O VATICANO
O Vaticano virou um estado independente a partir de 11/02/1929. Sua sede atual ou mais precisamente a Basílica, a Praça de São Pedro e demais dependências somente foram inauguradas em 1377. Antes a sede do Pontificado era na Arquibasílica de Laterão ou Latrão. A Praça de São Pedro é a maior de Roma, medindo 240m de largura e 340m de comprimento. No centro um Obelisco Egípcio de 25 metros de altura.
Mais uma vez aparece o Arquiteto Bernini como projetor das inúmeras imagens dos Santos da Igreja Católica, que aparecem no terraço da basílica. O Altar-Mor da Basílica encontra-se sob a cúpula de Michel Ângelo, que mede 136m de altura e 42m de diâmetro. É possível ascender a esta cúpula subindo de elevador até o terraço da basílica e de lá subir a pé em forma de espiral, até seu cume.
A Capela Sistina foi feita pelo arquiteto Giovanni de Dolci para Sisto IV em 1473, razão do seu nome Sistina. Seu objetivo principal foi representar a vida de Moisés referente ao Antigo Testamento e de Jesus Cristo referente ao Novo Testamento. São diversas pinturas iniciadas no ano de 1481, por vários artistas, que retratam os personagens totalmente nus.
Praça de São Pedro
PARIS
Paris é a capital da França, sétima economia do mundo. Possui uma população aproximada de 2.150.000 (dois milhões cento e cinquenta mil habitantes, no ano de 2020. Tem como principais atrativos turísticos:
- Torre Eiffel com 300 metros de altura, construída pela companhia do engenheiro Gustave Eiffel, para a Exposição Internacional de 1889. Possui vários estágios ou pavimentos. Sobe-se de elevador, e para cada estágio tem um preço. De lá vê-se toda Paris.
- Catedral de Notre Dame, cujo início da construção se deu no ano de 1.163 DC. Nela foi coroado Napoleão Bonaparte e sua esposa Josefina, na presença do Papa Pio VII, e a beatificação de Joana d'Arc em 1909. Em 15/04/2019 um terrível incêndio destruiu toda sua cúpula, telhados e madeiramento. No dia 12/05/2023 demos um tour de barco pelo Rio Sena, e, ao rodearmos a catedral, notamos que ela ainda estava em reconstrução.
- Arco do Triunfo, construído para comemorar a entrada triunfal de Napoleão Bonaparte. Fica na avenida Champs Élysées, a principal de Paris.
- Museu do Louvre, criado em 1793, é um dos maiores museus do mundo, possuindo principalmente artes de pintura e escultura de renomados artistas do iluminismo. Destaque para Mona Lisa de Leonardo Da Vinci do século XVI, quadro original de coroação de Napoleão Bonaparte, Vênus de Milo (estátua grega encontrada em 1820), e várias peças da monarquia francesa, como coroas, espadas, ornamentações e joias.
No Arco do Triunfo, Av. Champs Élysées.
No Gramado da Torre Eiffel.
MADRID
Madrid é a capital e maior cidade da Espanha com cerca de três milhões e trezentos mil habitantes (2021). Está localizada no centro do país. Seus habitantes divertem-se muito, razão pela qual, vê-se o povo sempre passeando pelas ruas e avenidas (paseo).
O Paseo del Prado é uma das vias mais compridas e mais largas da cidade. Muito arborizada, muitos monumentos e espaços para atividades culturais. Nela estão localizados vários museus, inclusive o Museu do Prado, um dos maiores do mundo. O paseo del Prado inicia-se na Praça Cibeles (Deusa grega da fertilidade), com belíssima fonte de 1782 ao centro, onde se encontra o Palácio de Cibeles, atual prefeitura de Madrid e a Câmara Municipal, no belíssimo prédio que já foi Quartel General do Exército e prédio da Telefônica, uma das maiores empresas de comunicação do mundo, inclusive, com vasta atuação no Brasil.
Puerta de Alcalá, construído em 1778 para servir como porta de entrada da cidade. Ao seu redor possui um lindo jardim.
Plaza Mayor, situa-se no centro da cidade, de forma retangular, rodeada por belos edifícios com lindos pórticos.
Gran Via uma das principais ruas do centro de Madrid. Começa na rua de Alcalá e termina na Praça da Espanha.
Palácio Real é a residência oficial do Rei da Espanha reconstruído em 1738.
A exemplo do estádio do Barcelona o Real Madrid e o Atlético de Madri também têm belos estádios próprios e faturam com visitas turísticas, bares e restaurantes. No caso do estádio Santiago Bernabeu ao custo de 46 euros e atlético ao custo de 24 euros.
Museu del Prado.
FIM – 14/09/2024