HISTÓRIA REGIONAL

COLUNISTA - JOSÉ CLÁUDIO HENRIQUES


A GÊNESE DO JORNAL O GRANDE MATOSINHOS

José Cláudio Henriques é membro efetivo do IHG e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del Rei. É autor dos livros: “Bairro de Matosinhos – berço da cidade de São João del-Rei” (Editora UFSJ, 2003), Maria Angélica, a desejada dos Inconfidentes (UFSJ, 2005) e Bárbara Eliodora, muito mais que bela (Imprensa Oficial de MG, 2015).

  O jornal “O Grande Matosinhos” é uma mídia de informação, pesquisa e de defesa dos interesses da Associação dos Moradores e Amigos do Grande Matosinhos (ASMAT), a qual foi criada em 1999, conforme ata de fundação, cujo primeiro Estatuto foi registrado no Cartório de Títulos e Documentos em 22/10/1999, e, reformado em 07/11/2002.
A ASMAT foi criada para unir esforços em defesa dos interesses das diversas comunidades compreendidas dentro do período urbano delimitado pela confluência do Córrego do Lenheiro com o Rio das Mortes (próximo à Rodoviária Nova), subindo por esta até o local denominado Sutil (Córrego do Longatti) daí até a BR 265, virando à direita onde se encontra o Córrego da Água Limpa (ainda na BR 265), descendo por este até o Pontilhão da Linha Férrea (antigo Matadouro), seguindo por este até o Córrego do Bairro Caieira (ferroviário), e, daí fechando o mencionado perímetro até se encontrar com o Córrego do Lenheiro na Rodoviária Nova.
Este polígrafo foi denominado de “O Grande Matosinho”, em São João del Rei (MG).
De modo geral a ASMAT tem por finalidade atuar na defesa de todos e quaisquer interesses comunitários do espaço físico, anteriormente delimitado, incluindo as diversas comunidades ali existentes, inclusive na preservação do patrimônio ambiental, histórico, cultural, material e imaterial. Para isso, criou o jornal “O Grande Matosinhos” impresso mensalmente a partir de novembro de 1999 até março de 2013, tendo algumas interrupções por diversos motivos, entre os quais falta de patrocinadores e falta de escritores por não serem remunerados. Sua grande parada impressa aconteceu entre novembro/2007 a dez/2011. No ano IV, edição 40 de fevereiro de 2003 o jornal já divulgava na sua capa o site: “ograndematosinhos.com.br”. Portanto, a partir daí o jornal passa também ser acessado via Internet. Em Julho de 2022, quando escrevíamos esse artigo, pesquisamos no aplicativo ClustrMaps, APP de estatísticas, a contagem de 136.120 acessos, no intervalo de agosto de 2015 a julho de 2022. O APP não mostrou dados anteriores a 2015. Também, não encontramos nos arquivos, alguns números do jornal impresso, ou seja; - edição de nov/2003, mar/2004, edições 62 a 66 de fevereiro a junho de 2005, edições 77 de julho de 2006 a 89 de maio de 2007, 91 e 92 de agosto e setembro de 2007, novembro/2007 a dez/2011.
A partir de janeiro de 2012 o jornalista e repórter Leonardo Patrus se ofereceu para ser seu redator o que de imediato o fundador do jornal de pronto aceitou. Essa nova fase do jornal impresso vai até março de 2013. A partir daí o jornal continua de forma eletrônica disponibilizando, principalmente, a coluna “História Regional”, com a contribuição de vários escritores e historiadores.
Os principais colaboradores do jornal com colunas fixas foram: - o jornalista Air Resende, que atuou em diversos jornais da cidade, com a coluna “Umas e Outras Francamente”. – o historiador José Antonio de Avila Sacramento, com a coluna “Gente & Notícia”. – o radialista Antonio Ângelo e Carlos Roberto Moreira (Bebeto) com a coluna “Resenha Esportiva” e a professora, diretamente de Portugal, Isabel Lago, com a coluna “Cartas de Um Outro Matosinhos”. Vários outros colaboradores deixaram suas marcas no jornal, entre eles: - Francisco José dos Santos Braga, Ulisses Passarelli, Desembargador Rogério Medeiros, Juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, Dr. Luiz Alberto de Almeida Magalhães, Dirceu Mendes Corrêa, Bruno Campos, Raimundo Pinheiro e o jornalista João Paulo Guimarães,
A primeira diretoria da ASMAT foi composta pelos seguintes membros, tido como fundadores:
- José Cláudio Henriques, seu primeiro presidente e fundador do jornal;
- Jose do Carmo Silva, Vice Presidente;
- Ângela Maria Nascimento Domingues, 1ª Secretária;
- Maria Silvia Teixeira Henriques, 2ª Secretaria;
- Estefanio Bento Muffato, 1º Tesoureiro;
- Nelson Domingos de Abreu, 2º Tesoureiro;
- Conselho Fiscal: Pedro ChavesWalsh, José Roberto Zin e Eva Maria Muffato.
- Suplentes: Wilson José Giarola, Edson Afonso Fonseca e Maria de Lourdes Giarola;
- Conselho Deliberativo: Neide Batista Santos, Antônio Carlos Garcia, Lucy Auxiliadora Andrade Nascimento e Adhair Sebastião F. Filho.
- Suplentes: Robson Jesus dos Santos, Shirley Aparecida do Nascimento, Osni Ramos Romeiro e Naime Halle Muffato.
- Conselho de Cultura: Ulisses Passarelli, Cida Salles, José Antônio de Avila e Osni Paiva.
Assessor Jurídico: Geraldo Paulo Lovatto.
Assessor de Imprensa: Air de Souza Resende.
Divulgação: Luthero Castorino.

 A ASMAT e o jornal O Grande Matosinhos, inicialmente impresso com cinco mil exemplares, distribuídos gratuitamente para os municípios de São João del Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas foi fundado por José Claudio Henriques, que também foi presidente da Academia de Letras de São João del Rei nos anos de 2011 a 2012, bem como presidente do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) nos anos 2015 a 2018.

 

DATA PRINCIPAIS MANCHETES
01 Nov/1999 Proposta para Prefeitura e a FCA (Ferrovia Centro Atlântica) revitalizarem a Estação Ferroviária de Chagas Dória.
02 Dez/1999 Cobra a instalação de uma quadra poliesportiva e travessia do Córrego da Galinha na altura do bairro Bom Pastor de Baixo.
03 Jan/2000 Passa a ser impresso com seis paginas, tamanho tablóide, pela Gráfica da APAE e estréia a coluna “Gente & Noticia.
04 Fev/2000 Condena a demolição da Igreja de Matosinhos e anuncia a demolição de traillers em toda a cidade.
05 Mar/2000 Anuncia a construção do Parque de Exposição de São João del Rei.
06 Abr/2000 Edição não encontrada.
07 Mai/2000 Posto de Saúde vira Policlínica de Matosinhos e publica curriculum resumido de Sebastião Sette.
08 Jun/2000 Programação da Festa do Divino e cobrança do transito e trailler instalados na cidade.
09 Jul/2000 Apresentação do projeto de reforma da Estação Ferroviária de Matosinhos e reclamação da Prefeitura Municipal rejeitar ajuda da FCA (Ferrovia Centro Atlântica).
10 Ago/2000 Divulgação de cartas trocadas entre Prefeitura e FCA.
11 Set/2000 Divulgação de acionistas da EFOM (Estrada de Ferro Oeste de Minas).
12 Out/2000 Divulga Projeto de um Pronto Socorro Municipal no antigo Matadouro.
13 Nov/2000 Inauguração da Policlínica de Matosinhos com presença de autoridades. Jornal passa a ser impresso em grande tablóide
14 Dez/2000 Secretario Estadual de Turismo anuncia a criação da Trilha dos Inconfidentes. A partir desse numero o jornal passa a ser impresso pela Central Gráfica da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG).
15 Jan/2001 Edição não encontrada.
16 Fev/2001 Foto da Biblioteca de Coimbra e reclamação do trânsito de Matosinhos.
17 Mar/2001 Em carta ao jornal a diretoria do IPTAN (Instituto Presidente Tancredo Neves), situado ao lado do SENAI, na Rua Salomão Batista de Souza, anuncia o primeiro processo seletivo e reclama do barulho que vem da praça.
Também nesse mesmo número do jornal, uma carta endereçada ao prefeito Nivaldo Andrade e ao Vice Jorge Hannas, pede:
  1. Instalação de bueiros nas principais ruas da cidade;
  2. Organização do trânsito na avenida Josué de Queiroz e Sete de Setembro. Na noite de 09/10/1999 foi atropelada e morta a jovem Lindéia Aparecida da Silva.
  3. Abertura da esquina localizada na avenida Sete de Setembro com rua Jesus Silva onde foi demolido um casarão centenário;
  4. Recuperação da Estação Ferroviária de Chagas Doria;
  5. Instalação de um Pronto Socorro no bairro de Matosinhos;
  6. Inclusão da ASMAT no Conselho da Policlínica de Matosinhos;
  7. Restauração da estatua da Deusa Ceres;
  8. Urbanização da Praça da Vila Santa Terezinha;
  9. Pendência sobre o Poço Artesiano no Bairro Pio XII;
  10. Canalização do Córrego da Água Limpa;
  11. Construção de galerias pluviais entre a ponte do Bezerrão até o Posto Canadá na avenida 31 de março;
  12. Desbaste de uma quina da casa localizada no final da Avenida Tiradentes em direção à Rua Mário Mourão no sentido do antigo Matadouro Municipal, com conseqüente abertura de uma avenida que margeia o Córrego da Água Limpa;
  13. Colocação de banheiros públicos na praça de Matosinhos;
  14. Iluminação da praça de Matosinhos;
  15. Sinalização e proteção do transito defronte a Policlínica de Matosinhos;
  16. Arborização das ruas do bairro de Matosinhos;
  17. Impedimento de invasão de barracas e traillers na praça de Matosinhos;
  18. Embelezamento do trevo do Eloi com sequência de passeio publico;
  19. Participação da ASMAT e do IHG (Instituto Histórico e Geográfico) na Fundação Municipal Oeste de Minas;
  20. Incentivo à instalação de uma agencia bancaria em Matosinhos;
  21. Mao única na Rua Amaral Gurgel a partir do antigo Matadouro;
  22. Rede de água pluvial na rua Amaral Gurgel;
  23. Falta de força d’agua para abastecer caixas d’agua;
  24. Canalização de águas pluviais que cortam a Avenida Sete de Setembro;
  25. Ponte sobre o Córrego da Galinha (parte de baixo) em direção ao Colégio Pio XII.
18 Abr/2001 Lançada a marca da ASMAT e do jornal O Grande Matosinhos, qual seja o “Triangulo Histórico de Matosinhos” representada pela antiga igreja demolida, o Pavilhão de Exposição demolido e a Estação Ferroviária de Chagas Dória.
19 Mai/2001 FCA destina 85 mil reais para o Complexo Ferroviário;
20 Jun/2001 Reforma do Teatro Municipal e destaca a inauguração da Usina Elétrica do Rio Carandaí em 06/07/1900;
21 Jul/2001 Conclusão da reforma do Teatro Municipal;
22 Ago/2001 Elogios ao Inverno Cultural;
23 Set/2001 Associação são-joanense de Portadores de Deficiência foi fechada e neto de são-joanense revolucionou o sindicalismo brasileiro;
24 Out/2001 Obras da COPASA na Colônia e leilão da Assoc de Deficientes e Portadores;
25 Nov/2001 Trem de turistas é atacado quando passava pela Praça de Matosinhos (Gente & Notícia);
26 Dez/2001 Faleceu o músico Tarcisio Nascimento Teixeira;
27 Jan/2002 Editorial: ASMAT participa do Seminário Preservação Ferroviária em Grussaí (RJ);
28 Fev/2002 Dra. Isabel Lago estréia coluna diretamente de Portugal. Editorial: fala da falta de carnaval para o próximo ano. Fotos mostram invasão de moradores no entorno da Estação de Chagas Doria;
29 Mar/2002 Jornal Grande Matosinhos passa a ser visto via Internet provisoriamente no JPNoticias.com.br
30 Abr/2002 Reivindicação de um PSF (Programa de Saúde da Família) para Matosinhos. Editorial: ASMAT pede para ocupar a Estação Ferroviária de Matosinhos;
31 Mai/2002 FUNREI vira Universidade Federal com Editorial;
32 Jun/2002 Edição não encontrada;
33 Jul/2002 Programação do 15º Inverno Cultural da UFSJ. Foto de José Claudio defronte ao Hotel Plaza de NY. Foto do Esquadrão de Aço;
34 Ago/2002 Historia da Banda Theodoro de Faria na coluna G & N. editorial: secretário de Assistência Social da Prefeitura quer briga com presidente da ASMAT. Carta ao prefeito por Air Resende;
35 Set/2002 Propaganda da Danceteria Caminho do Trem;
36 Out/2002 Eleições em todo o Brasil. Morre Paulo Aurélio Campos.SENAI vai completar 50 anos. Casamento do Dr. Mário Augusto;
37 Nov/2002 Morre o Odontólogo Jose Rubens, diretor da E. S. Girassol. Monumento na Fazenda do Pombal;
38 Dez/2002 Conclusão parcial do Parque Municipal;
39 Jan/2003 Jornal O Grande Matosinhos está diretamente na Internet. Trailler na Av. Tiradentes, centro de São João del Rei. Resenha esportiva com Antonio Ângelo e Bebeto;
40 Fev/2003 100 anos da Associação Comercial de SJDR. O time dos Veteranos Independentes foi fundado em 06/12/1984. Editorial: Carnaval de 12 dias. Neste mês é criado o site WWW.ograndematosinhos.com.br;
41 Mar/2003 Dep. Federal Reginaldo Lopes e o estadual Sidinho do Ferrotaco tomam posse. Editorial: Isabel Lago dá a relação dos irmãos de Matosinhos (PT);
42 Abril/2003 Mega projeto em SJDR. Reforma da praça de Matosinhos;
43 Mai/2003 Inaugurada a Estrada Real em 19/03/2003. Editorial: reunião na praça com ASMAT para reforma;
44 Jun/2003 Ministro da Fazenda e secretários estarão em SJDR;
45 JUL/2003 FIEMG faz parceria com a Escola de Samba Mangueira (RJ). Em 28/07/2003 foi reinaugurado o Teatro Municipal. Air Resende fala sobre o Plano Diretor de SJDR. EDITORIAL: Lançado o livro: Bairro de Matosinhos, berço da cidade de SJDR;
46 Ago/2003 Editorial: Reforma da Estação Ferroviária de Matosinhos;
47 Set/2003 Morre o historiador Sebastião Cintra. Matriz de Matosinhos vira santuário. Editorial: nova diretoria da ASMAT;
48 out/2003 Jair Trindade é o novo presidente da ASMAT. Bairro de Matosinhos tinha desfile de Sete de Setembro. Minas Futebol Clube foi campeão em 1975. Este foi o último número impresso pela gráfica da APAE;
49 Dez/2003 O são-joanense Gustavo Lisboa Braga. Candidatos a prefeitos. A partir desse numero o jornal passa a ser layoutado pela WA de Juiz de Fora e impresso em Petrópolis, baixando sua tiragem para três mil exemplares. Obs: a edição de Nov/2003 não foi encontrada ou não editada.
50 Jan/2004 7ª edição do Festival de Cinema de Tiradentes homenageia Marcelo Tas, Nelson Pereira dos Santos e Paulo Cesar Pereio. Estação Ferroviária de Chagas Dória.
51 Fev/2004 Muita chuva: enchente penaliza bairros da cidade. Antigas indústrias do bairro de Matosinhos;
52 Abr/2004 Entendimentos políticos continuam para as eleições de outubro. Dra. Isabel Lago fala diretamente de Portugal sobre a devoção ao Sr. De Matosinhos. Obs: a edição de Mar/2004 não foi encontrada ou não editada.
53 Mai/2004 Destaque para a Festa do Divino de 2004;
54 Jun/2004 Resgate da Festa do Divino é tema da Biblioteca Digital (p.6). são-joanenses foram os idealizadores da Estrada Real;
55 Jul/2004 Filho ilustre de Matosinhos. Turma do Bar do Carlitos;
56 Ago/2004 Novos Pró-Reitores da UFSJ. Parque de Exposições será inaugurado. Figueirense classifica-se para a final da Copa Panorama;
57 Set/2004  
58 Out/2004 Novo golpe militar foi evitado por Tancredo Neves em 1984. Roteiro Etílico Gastronômico II;
59 Nov/2004 Vitoriosos nas eleições municipais poderão fazer ótimas festões;
60 Dez/2004 São-joanense percorre 400 km a pé. Estação Ferroviária de Matosinhos. Maestro João Cavalcante (p.6);
61 Jan/2005 A verdadeira história da estória de São João del Rei. Aniversário do Cristo Redentor foi esquecido nas comemorações;
    Edições 62 a 66 não foram encontradas
67 Jul/2005 Aécio Neves libera verba para a conclusão do trecho Santa Cruz/Tiradentes. PSDB/PT deixam PDT fora do governo;
    Edições 68 de agosto de 2005 a 74 de abril de 2006 não foram encontradas;
75 Mai/2006 Nossa Maria Fumaça poderia voltar a transportar a população. Canal dos Ingleses;
76 Jun/2006 Comida de Buteco. Dados do aeroporto de São João (p.5);
    Edições de 77 a 89 não foram encontradas
90 Jul/2007 DAMAE x COPASA. 20º Inverno Cultural. Capital Brasileira da Cultura;
    Edições de 91 e 92 não foram encontradas
93 Out/2007 Qual será a solução ideal para a água do Grande Matosinhos
    O jornal ficou parado entre novembro/2007 a dez/2011
94 Jan/2012 Chuvas geram transtornos para São João e região;
95 Fev/2012 Blocos e Escolas de Samba prometem agitar o carnaval da cidade;
96 Mar/2012 Portaria da Igreja de Matosinhos pode voltar a qualquer momento;
97 Abr/2012 Tancredo e Tiradentes , grandes heróis na nossa memória;
98 Mai/2012 Jubileu do Divino 2012;
99 Jun/2012 UPA está sobrecarregada;
100 Jul/2012 Eleições 2012. 7º aniversário do Batalhão PM;
101 Ago/2012 Alianças para eleições 2012;
102 Set/2012 Falta pouco para decidir quem serão os novos representantes políticos;
103 Dez/2012 Balanço das eleições;
104 Jan/2013 Vem aí o Carnaval 2013;
105 Mar/2013 Semana Santa 2013.

 

 

VOLTAR AO INICIO